MEN 5602 – Didática B

NÚMERO DE HORAS-AULA: 72 horas-aula (12 horas-aula de prática como componente curricular)
PRÉ-REQUISITO: Seminário de Pesquisa em Ensino –  MEN 7003

EMENTA

Educação escolar como fenômeno histórico-social. Currículo e trabalho pedagógico no contexto escolar. As relações de ensino-aprendizagem em contexto escolar. Mediações pedagógicas e suas relações com o ensino da área específica do curso.

OBJETIVOS

  • Contribuir no âmbito da formação pedagógica e profissional do licenciando.
  • Destacar a importância do desenvolvimento pedagógico (através de conceitos específicos da área educacional e em especial da área da didática) para a competência profissional do licenciado.
  • Explicitar o papel da atividade docente como prática política e social permeada de valores, opções filosóficas, epistemológicas e metodológicas.
  • Analisar o processo de veiculação do conhecimento na área de História no âmbito da educação fundamental e média.
  • Estabelecer relações entre o processo de aquisição de conhecimento e elementos condicionantes da prática pedagógica em contextos escolares.
  • Instrumentalizar a organização e a proposição de planejamento didático na área de História.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    Educação escolar como fenômeno histórico-social

  •         A função social e cultural da escola e do ensino na sociedade contemporânea
  •         O ensino como objeto do conhecimento da área da Didática

  Currículo e trabalho pedagógico no contexto escolar

  •         O cotidiano escolar e o trabalho pedagógico
  •         Concepções de conhecimento, de saberes escolares e de escolarização
  •         História, escola e sociedade
  •         Decisões curriculares e a atividade de ensino

    As relações de ensino-aprendizagem em contexto escolar

  •         Concepções de ensino-aprendizagem na educação escolar
  •         Perfil epistemológico do professor e estilos didáticos
  •         A constituição de identidades escolares e os diferentes grupos que inter-atuam no âmbito escolar

    Mediações pedagógicas e suas relações com ensino de História

  •         Alternativas para o planejamento e desenvolvimento do trabalho pedagógico
  •         Estudo e elaboração de projetos de ensino e pedagógicos de História (planos de ensino) para o ensino fundamental e médio.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

    ABRAMOWICZ, A.; BARBOSA, L. M.; SILVERIO, V. (orgs.) Educação como prática da diferença.São Paulo: Autores Associados, 2005.
ARANHA, M. L. A., MARTINS, M. H. P. Temas de Filosofia. São Paulo: Moderna, 1992.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Parecer nº CNE/CP 003/2004. Aprovado em 10 de março de 2004.
Cadernos CEDES. Educação Geográfica e as Teorias de Aprendizagens. Volume 25 n° 66 – Maio/ Agosto 2005.
Cadernos CEDES. Ensino de História: novos horizontes. Volume 25 n° 67 – Setembro/ Dezembro 2005.
Bittencourt, C. (org.) O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997.
CASTRO, A. D. de; CARVALHO, A. M. P. de (orgs.). Ensinar a ensinar. Didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Thomson, 2001.
CASTRO, A. D. de. A trajetória histórica da didática. In: Idéias. São Paulo, Secretaria de Estado da Educação, n.11, p. 17-27, 1991.
CHARLOT, B. Da relação com o saber.Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
CHAUI, Marilena. Filosofia. Série Novo Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2000.
CODO, W. (coord.). Educação: Carinho e Trabalho. Petrópolis, RJ: Vozes/ Brasília: CNTE: UNB. 1999.
CORTELLA, M. S. A Escola e o Conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire, 2000.
DAVIS, C. & SPOSITO, Y.L. Papel e Função do Erro na Avaliação Escolar. In: Cadernos de Pesquisa. Agosto de 1990 (74): 71-75, São Paulo, 1990.
DAYRELL, J. T. (org.). Múltiplos Olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996.
ESTEBAN, M. T. (org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
HOFFMANN, J. Pontos e contrapontos o pensar ao agir em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 1998.
HOFFMANN, J. O jogo do contrário em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2005.
LIBÂNEO, J. C. Didática. Campinas, SP: Cortez, 2004.
Moran, J.M., Masetto, M.T, e Behrens, M.A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.
PRETTO, N. L. Linguagens e Tecnologias na Educação. In Cultura, linguagem e subjetividade no ensinar e aprender. Candau, V. (org.). Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
SACRISTÁN, J. G. O Currículo: Uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
Sacristán, J.G.; Gomez, A.I.P. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 1984.
SAVIANI, D. Sobre a natureza e a Especificidade da educação. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. SP: Ed. Associados, 1997.
SAVIANI, N. Saber Escolar, Currículo e Didática: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. Campinas, SP: Autores Associados, 1994.
SPOSITO, M.E.B. (org.). Livros Didáticos de História e Geografia: avaliação e pesquisa. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006.
VEIGA, I.P.A. (org.). Lições de Didática. Campinas, SP: Papirus. 2006.
ZABALA, A. A Prática Educativa: Como Ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.