Projetos/Propostas

Estudos Feministas nas redes


1) Resumo do projeto/proposta:

Este projeto pretende realizar ações de divulgação dos conteúdos da Revista Estudos Feministas (REF) através das redes e mídias sociais, e de atividades artísticas e culturais, proporcionando maior acesso para o público em geral à produção acadêmica do campo dos estudos feministas. Para isso serão utilizadas as redes sociais já existentes da própria REF(Facebook e Instagram), assim como participação maior nas redes sociais do Portal de Periódicos da UFSC e do Scielo, com a produção de conteúdos que realizem não somente a divulgação dos artigos publicados, mas também o seu debate. Também serão organizadas atividades culturais e artísticas, valorizando artistas locais, com a realização de lives, vídeos, produção de capas da revista e material para ser divulgado nas redes. Para isso criaremos também um Canal no Youtube e realizaremos debates com autoras de artigos, dossiês e seções temáticas, bem como exposições de resenhas. Esse projeto visa contribuir para a proposta de Ciência Aberta que orienta as publicações científicas, em acordo com os objetivos do Portal de Periódicos da UFSC e do Portal Scielo. E, principalmente, visa contribuir para uma sociedade mais justa, com cidadania plena, e a eliminação de violências de gênero, étnico-racias, capacitistas, e com a valorização da arte e da cultura. Entendemos que a arte e a cultura são fundamentais na construção de um mundo mais justo e com igualdade de gênero. O projeto também está articulado ao projeto de pesquisa “A internet como campo de disputas pela igualdade de gênero” que está sendo desenvolvido no Laboratório de Estudos de Gênero e História.
2) Em quais turnos o projeto será realizado: Flexível.
3) Número de vagas: 1 (uma) vaga para voluntária.
4) Critérios de seleção: Interesse nos estudos feministas e de gênero, disponibilidade de trabalho (mínimo de 8 horas por semana), trabalho em equipe, e compromisso com o trabalho.
5) Cronograma: (será divulgado em breve)
6) Contatos: cristina.wolff@ufsc.br
_____________________________________________________________________________________________________________________________________

História e Filosofia Públicas


1) Resumo do projeto/proposta:
Esse projeto de extensão de História e Filosofia Públicas tem como orientação o diálogo e a construção conjunta com a comunidade não acadêmica de ideias e conceitos inseridos num processo de longa duração, como exclusão, tolerância, globalidades, imagens do outros, demonização do outro, consciência de si, memória, imago mundi e cosmovisões observando a prática da ecologia dos saberes (SANTOS, 2010). Pretendemos abranger um largo espectro temático que compreenda nossas pesquisas, discussões sobre atualidade, as culturas passadas e contemporâneas e o ensino. Através de redes sociais como o Instagram e o Facebook, a plataforma Youtube e outras de podcasts, desenvolveremos estratégias de diálogo e divulgação. O objetivo é estabelecer relações entre o conhecimento produzido na universidade e o público não acadêmico, abrindo o diálogo com professores da rede escolar, jovens e outros interessados para pensarmos juntos sobre outras epistemologias, mundo possíveis, outras formas de aferir e experimentar o conhecimento sobre o mundo, bem como outras cosmovisões/percepções. Pretende-se reproduzir alguns conteúdos escolhidos em outros idiomas, como o espanhol, o inglês e o alemão para expandir as trocas de saberes através da internacionalização de nosso conteúdo. Primando pela transdisciplinaridade, a metodologia será a de transmissão ao vivo (live) e interativa de 50 minutos, quinzenalmente, produção de cards de divulgação, vídeos e podcasts informativos e fomentadores de reflexão, cursos de extensão híbridos (remoto/presencial) e exibição e discussão de filmes (CineMeridianum).
2) Em quais turnos o projeto será realizado: Os turnos de ação serão adequados à disponibilidade individual e do grupo.
3) Número de vagas: 4 (quatro) – duas vagas para os estudantes do curso diurno e duas vagas para estudantes do curso noturno de História.
4) Cronograma e critérios de seleção: (será divulgado em breve)
5) Critérios: afinidade com a proposta e atividades desenvolvidas no projeto.
6) Contatos: aline.d.s@ufsc.br
_____________________________________________________________________________________________________________________________________

Horto didático no ambiente virtual


1) Resumo do projeto/proposta: 
O projeto visa alimentar o site do Horto Didático de Plantas Medicinais (UFSC). O estudante de História selecionado será responsável por elaborar conteúdo relativo à História das Plantas Medicinais, acessível ao grande público e em parceria com a bolsista já selecionada no projeto.
2) Em quais turnos o projeto será realizado: Vespertino.
3) Número de vagas: 1 (uma), sem bolsa.
4) Cronograma e critérios de seleção: (será divulgado em breve) 
       – Até dia XX: enviar o Histórico Escolar.
       – Entre  XX: entrevista.
5) Critérios de seleção: de preferência ter cursado ou estar cursando a disciplina de Laboratório de Ensino de História e Plantas Medicinais. Interesse pelo tema. IAA.
6) Contatos: rpalandris@gmail.com
_____________________________________________________________________________________________________________________________________