Apresentação

Desde 1991, o Curso de Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina oferece aos seus estudantes a possibilidade de se formarem simultaneamente em duas diferentes habilitações: no Bacharelado e na Licenciatura. Portanto, o profissional de História egresso do Curso de História deverá estar capacitado ao exercício indissociável do Ofício de Historiador (bacharelado e licenciatura), em suas variadas dimensões, o que supõe o domínio do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão. Face às demandas da sociedade, o profissional de História deverá estar em condições de atuar na extensão de seu campo de conhecimento, a saber: no ensino em todos os graus, na pesquisa, na criação de instrumentos/materiais capazes de dar publicidade à produção e na atividade de assessoramento e consultoria.

Ao historiador caberá – com postura crítica e autonomia intelectual – problematizar os processos de significação da própria área do conhecimento. Até mesmo a atuação no magistério tem uma dimensão que ultrapassa a mera tarefa pedagógica de transmitir o conhecimento. Da docência também se exige interação com a sociedade em toda a sua estrutura organizacional, a fim de poder promover junto com seus interlocutores a análise da realidade histórica e dela buscar conhecimentos e experiências para avaliação e vitalização do próprio ensino. Ademais, o professor tem que estar em constante atividade de pesquisa juntamente com seus alunos, possibilitando a dinâmica da aprendizagem e permitindo a descoberta do novo, a produção de materiais de difusão do conhecimento, a reelaboração crítica e teórica dos conteúdos ministrados e a desconstrução dos saberes inaugurados por determinados grupos de interesse que querem consolidar e naturalizar certas práticas históricas. Esse modelo de formação conjunta do bacharel e do licenciado deve ajudar a encurtar a enorme distância que há entre as práticas e os saberes históricos produzidos e debatidos no espaço da Universidade e aqueles ensinados nas escolas de ensino fundamental e médio.

Nesse processo de profissionalização, será estimulada também a opção autônoma do estudante como valor central da formação, dando possibilidade aos formandos em História desenvolver a capacidade de articular suas escolhas de modo a enfrentar os problemas que a inserção profissional pode propor. Não se trata de estabelecer simplesmente uma lista de conhecimentos pré-definidos, mas de fomentar uma maturidade e uma instrumentação intelectual adequada a pensar os problemas da pesquisa e da prática profissional (docente, pesquisador e difusor) a partir de uma formação teórica e historiográfica plural e aprofundada, ou seja, elaborada, pensada e experimentada. Nesse contexto, o curso de História deve ser capaz de prover ao mesmo tempo essas competências, práticas e procedimentos para a pesquisa, o ensino e a difusão do conhecimento histórico, mas também alimentar a curiosidade intelectual, fomentar a criatividade e a capacidade propositiva. Fomentar, enfim, inclinações e interesses que serão necessariamente variados.

Assim sendo, o Curso de Graduação em História da UFSC oferece, dentro do princípio da indissociabilidade e a partir do perfil de egresso que queremos formar, a habilitação única: Bacharelado e Licenciatura em História.

Integralização Curricular

O currículo está organizado em 09 fases para duas turmas (matutino e noturno), devendo o formando:

1. cumprir um número total de 3.006 horas-aula dentre as oferecidas na matriz curricular do Curso (entre disciplinas obrigatórias, optativas e pedagógicas, práticas de ensino e estágio supervisionado);
2. ter cursado mais 120 horas-aula de carga mínima compulsória de disciplinas optativas fora do Curso de História, não sendo possível transformá-las em créditos HST; e
3. ter realizado 240 horas-aula de atividade complementar.

Carga horária das disciplinas do Curso

As disciplinas ofertadas no Curso de História têm a mesma carga horária, ficando limitadas a 72 horas-aula (04 créditos) cada uma. A disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso e Atividades Complementares é obrigatória e corresponde a 180 horas-aula (10 créditos). Haverá disciplinas optativas de 02 ou 04 créditos voltadas a estudos temáticos (Tópicos Especiais ou Leituras Dirigidas), à prática de ensino (Laboratórios de Ensino de História) e à prática de pesquisa (Laboratórios de Pesquisa em História).

Flexibilização e Pré-Requisitos

Há um mínimo de pré-requisitos e de disciplinas obrigatórias para que o formando possa caminhar livremente no curso e construir com autonomia seu processo de formação, aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional. Isso permite também a flexibilização da matriz, abrindo espaço para o oferecimento de disciplinas que contemplem as linhas de pesquisa dos professores e que oportunizem a interdisciplinaridade e a ampliação das áreas de atuação profissional do formando. Dá-se, portanto, ênfase à escolha autônoma dos estudantes, na busca de trajetórias de aprendizagem singularizadas, através da ampliação do leque de disciplinas de caráter eletivo. Ao formando é garantida a prevalência da matrícula na disciplina obrigatória de sua fase.

Os Núcleos de Disciplinas

A matriz curricular está estruturada em Núcleos, a saber: Núcleo do Conteúdo Específico, Núcleo dos Conteúdos Pedagógicos, Núcleo da Prática Profissional, Núcleo do Conteúdo Complementar e Núcleo das Atividades Complementares.