Apresentação
O nascimento do Curso de Graduação em História no Estado de Santa Catarina está ligado à Faculdade Catarinense de Filosofia – “instituto livre de ensino superior” -, fundada em 8 de setembro de 1951, por iniciativa de professores da Faculdade de Direito e da Direção do Colégio Catarinense. Entretanto, devido à falta de espaço físico e de um corpo docente qualificado, somente em 29 de janeiro de 1955 a Faculdade Catarinense de Filosofia publicou o edital nº 01 para inscrição ao “concurso de habilitação”, para a matrícula inicial aos cursos de Filosofia, Geografia e História, Letras Clássicas, Letras Neolatinas e Letras Anglo-Germânicas. O corpo discente fundou o Centro Acadêmico “Oito de Setembro”. Já a autorização para o funcionamento do primeiro Curso de História de Santa Catarina foi concedida pelo Decreto n0. 36.658 de 24 de dezembro de 1954.
O curso de Bacharelado em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem como objetivo formar historiadoras e historiadores no mais alto grau de excelência. O curso oferece uma visão abrangente da história, compreendendo diversos períodos históricos, da Antiguidade ao Mundo Contemporâneo. Além disso, é garantido o acesso à multiplicidade de abordagens, procedimentos metodológicos e vertentes teóricas que orientam as análises históricas.
Desde 1991, o Curso de Graduação em História da UFSC oferecia aos seus estudantes a possibilidade de se formarem simultaneamente em duas diferentes habilitações: no Bacharelado e na Licenciatura. No entanto, a partir de 2023 o curso possui registro como Área Básica de Ingresso, modalidade Educação Presencial. A atual sugestão curricular visa separar a dupla diplomação, ao mesmo tempo em que deve atender às exigências do MEC quanto à carga horária das licenciaturas.
Ao historiador caberá – com postura crítica e autonomia intelectual – problematizar os processos de significação da própria área do conhecimento. Até mesmo a atuação no magistério tem uma dimensão que ultrapassa a mera tarefa pedagógica de transmitir o conhecimento. Da docência também se exige interação com a sociedade em toda a sua estrutura organizacional, a fim de poder promover junto com seus interlocutores a análise da realidade histórica e dela buscar conhecimentos e experiências para avaliação e vitalização do próprio ensino. Ademais, o professor tem que estar em constante atividade de pesquisa juntamente com seus alunos, possibilitando a dinâmica da aprendizagem e permitindo a descoberta do novo, a produção de materiais de difusão do conhecimento, a reelaboração crítica e teórica dos conteúdos ministrados e a desconstrução dos saberes inaugurados por determinados grupos de interesse que querem consolidar e naturalizar certas práticas históricas. Esse modelo de formação conjunta do bacharel e do licenciado deve ajudar a encurtar a enorme distância que há entre as práticas e os saberes históricos produzidos e debatidos no espaço da Universidade e aqueles ensinados nas escolas de ensino fundamental e médio.
Assim sendo, o Curso de Graduação em História da UFSC oferece, dentro do princípio da indissociabilidade e a partir do perfil de egresso que queremos formar, a habilitação única: Bacharelado e Licenciatura em História.