HST 7202 – História da África

NÚMERO DE HORAS-AULA: 72 horas-aula (12 horas-aula de prática como componente curricular)
PRÉ-REQUISITO: Não há

EMENTA

Estudo das diferentes estruturas sócio-políticas da África entre os séculos XVI e XX, os processos de constituição dos sistemas coloniais e de descolonização e as formas de abordagens didático-pedagógicas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• A invenção da África
  • As estruturas sociais, econômicas e políticas
  • O colonialismo na África
  • Os processos de descolonização
  • O ensino de História da África

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

APPIAH, Kwame Anthony. Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1998.
BARRY, Boubacar. Reflexão sobre os discursos históricos das tradições orais em Senegâmbia, in: Senegâmbia: o desafio da história regional. Rio de Janeiro: SEPHIS/UCAM, 2000.
COSTA E SILVA, Alberto da Costa. A enxada e a lança: a África antes dos portugueses. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.
FERRO, Marc (org). O livro negro do colonialismo. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.
HERNANDES, Leila Leite. África na sala de aula. São Paulo: Summus Editorial/Selo Negro, 2005.
KI-ZERBO, Joseph (org). História Geral da África. São Paulo: Ática, 1988.
____________________. História da África negra. Lisboa: Europa-América, 1998.
L’ESTOILE, Benoit (org). Antropologia, Impérios e Estados Nacionais. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002
LOVEJOY, Paul. A escravidão na África: uma história das suas transformações. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
MINTZ, Sidney & PRICE, Richard. O nascimento da cultura afro-americana. Rio de Janeiro: Pallas/CEAB-UCAM, 2003.
OLIVER, Roland. A experiência africana: da pré-história aos dias atuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.
PANTOJA, Selma. Nzinga Mbandi: mulher, guerra e escravidão. Brasília: Thesaurus, 2000.
SANTIAGO, Theo. Descolonização. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.
SANTOS, Patrícia Teixeira. D. Comboni: profeta da África e santo no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.
SCHERMANN, Patrícia Santos. Dimensões da História da África contemporânea. Rio de Janeiro: FEUC, 2002.
THORTON, John. A África e os africanos na formação do mundo atlântico (1400-1800). Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
YOUNG, Robert. Desejo colonial: hibridismo em teoria, cultura e raça. São Paulo: perspectivas, 2005.
WESSLING, Henry. Dividir para dominar: a partilha da África (1880-1914). Rio de Janeiro: Editora da UFRJ/Revan, 1998.