HST 7104 – História da Arte

NÚMERO DE HORAS-AULA: 72 horas-aula (12 horas-aula de prática como componente curricular)
PRÉ-REQUISITO: Não há

EMENTA

Estudo dos problemas da arte em diferentes épocas e sociedades e das abordagens teórico-metodológicas para a decodificação de imagens no âmbito da pesquisa e ensino da História.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Conceitos fundamentais para a análise e decodificação de imagens artísticas
  • Forma, função e contexto na arte da Pré-História, Antigüidade e Idade Média
  • Produção artística na Idade Moderna do Ocidente
  • Tradições artísticas nas sociedades não-ocidentais
  • Arte Moderna e Contemporânea
  • Arte brasileira
  • Produção artística no âmbito da pesquisa e ensino da História

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ALPERS, Svetlana. A arte de descrever: a arte holandesa no século XVII. São Paulo: EDUSP, 1999.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BARDI, P. M. História da Arte Brasileira. São Paulo: Cia. das Letras, 1992.
CHIPP, Herschel B. Teoria da arte moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
DE FUSCO, Renato. História da arte contemporânea. Lisboa: Presença, 1988.
FALABELLA, Maria Luiza. Da Mimesis à abstração. Rio de Janeiro: Elo, 1987.
FRANCASTEL, Pierre. A realidade figurativa. São Paulo: Perspectiva, 1982.
___________________. Pintura e sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
GOMBRICH, E. H. A História da arte. 4ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988.
________________. Arte e ilusão. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
HAUSER, Arnold. História social da literatura e da arte. 2ª ed. São Paulo: Mestre Jou, 1972.
HUYGUE, René. O poder da imagem. Lisboa: Edições 70, 1986.
PANOFSKY, Erwin. Estudos de iconologia. Lisboa: Estampa, 1986.
STANGOS, Nikos (org.). Conceitos da arte moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 1991.
WÖLFFLIN, Heinrich. Conceitos fundamentais da História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
WOODFORD, Susan. A arte de ver a arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.