HST 7102 – História do Oriente Antigo

NÚMERO DE HORAS-AULA: 72 horas-aula (12 horas-aula de prática como componente curricular)
PRÉ-REQUISITO: Não há

EMENTA

Estudo das sociedades do Oriente Antigo, suas relações com o Ocidente, suas abordagens historiográficas e suas perspectivas teóricas e de prática de ensino.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

As Sociedades do Oriente Antigo

  • Processos de sedentarização
  • Urbanização e organização política
  • Atividades econômicas
  • Imaginário mitológico
  • Vida cotidiana
  • O Ensino de História do Oriente Antigo

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARAÚJO, Emanuel. Escrito para a Eternidade: a literatura no Egito faraônico. Brasília, UNB, 2000.
BAKOS, Margaret. Fatos e Mitos no Antigo Egito. Porto Alegre: Edipucrs, 1994.
CARDOSO, Ciro Flamarion. Sete Olhares Sobre a Antigüidade. Brasília: UNB, 1994.
COHN, Norman. Cosmos, Caos e o Mundo que Virá: as origens das crenças no Apocalipse. São Paulo: Cia das Letras, 1996.
DONADONI, Sergio (dir.) O Homem Egípcio. Lisboa: Presença, 1994.
FINKELSTEIN, Israel e SILBERMAN, Neil A.. A Bíblia não tinha razão. São Paulo: A Girafa, 2003.
GRANET, Marcel. O Pensamento Chinês. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
HAGEN, Rose-Marie e HAGEN, Rainer. Egipto: pessoas, deuses, faraós. Lisboa: Taschen, 2003.
HOOKER, J.T. (org). Lendo o Passado: do cuneiforme ao alfabeto. A História da Escrita Antiga. São Paulo: Melhoramentos/Edusp, 1996.
LEICK, Gwendolyn. Mesopotâmia: a invenção da cidade. Rio de Janeiro: Imago, 2003.
McCALL, Henrietta. Mitos da Mesopotâmia. São Paulo: Ed. Moraes, 1994.
NOUBLECOURT, Cristiane D. A Mulher no Tempo dos Faraós. Campinas: Papirus, 1994.
SCARPI, Paolo. Politeísmos: as religiões do mundo antigo. São Paulo: Hedra, 2004.
ZIMMER, Heinrich. Mitos e símbolos na arte e na civilização da Índia. São Paulo: Palas Athena,1989.