HST 7001 – Laboratório de Ensino de História – Oficina de Vídeo-História I

NÚMERO DE HORAS-AULA: 72 horas-aula de prática como componente curricular
PRÉ-REQUISITO: Não há

EMENTA

Fundamentos da linguagem audiovisual. Utilização do audiovisual nos estudos históricos. Formação técnica e atividades práticas visando à produção de vídeos de apoio ao ensino da história.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • O audiovisual como instrumento de construção e difusão do conhecimento histórico
  • Modalidades de audiovisuais e especificidades do audiovisual de apoio ao ensino
  • Elementos para análise de audiovisuais
  • Etapas da produção de audiovisuais
  • Organização dos grupos e pesquisa de temas junto às escolas
  • Pesquisa, concepção e roteirização de narrativas audiovisuais
  • Atividades de pré-produção

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AUMONT, Jaqcques et al.. A estética do filme. Campinas, SP: Papirus, 1995.
BERNARDET, Jean-Claude e RAMOS, Alcides Freire. Cinema e História do Brasil. São Paulo: Contexto, 1988.
BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Brasiliense, 1985.
CARRIÈRE, Jean-Claude. A linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.
COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.
DA-RIN, Silvio. Espelho partido: tradição e transformação do documentário. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2004.
FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
GERBASE, Carlos. Direção de atores: como dirigir atores no cinema e TV. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2003.
MAMET, David. Sobre a direção de cinema. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
MARQUEZ, Gabriel Garcia et al.. Oficina de roteiro de Gabriel Garcia Marquez: como contar um conto. Niterói: Casa Jorge Editorial, 1997.
MOSCARIELLO. Como ver um filme. Lisboa: Presença, 1985.
REY, Marcos. O roteirista profissional: TV e cinema. São Paulo: Ática, 1995.
ROSENSTONE, Robert A. El pasado en imágenes: el desafio del cine a nuestra idea de la historia. Barcelona: Editorial Ariel, 1997.
RODRIGUES, Chris. O cinema e a produção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
SHANER, Peter. Aprenda vídeo digital com experts: técnicas de produção de vídeos de força industrial. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
TEIXEIRA, Francisco Elinaldo (org.). Documentário no Brasil: tradição e transformação. São Paulo: Summus, 2004.
XAVIER, Ismail: O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
WATTS, Harris. Direção de câmera. São Paulo: Summus, 1999.
_____________. On Camera. São Paulo: Summus, 1990.