HST 5887 – Laboratório de pesquisa em história social da escravidão

NÚMERO DE HORAS-AULA: 36 horas-aula

EMENTA

Pressupostos teórico-metodológicos da história social da escravidão. Introdução à historiografia brasileira da história social da escravidão. Discussão de fontes primárias.

OBJETIVOS

  •     Introduzir os alunos na prática de pesquisa em história social da escravidão;
  •     Apresentar e discutir fontes primárias disponíveis;
  •     Acompanhar a prática da pesquisa.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. História social na segunda metade do século XX;
2. História social da escravidão nos EUA e no Brasil;
3. Fontes disponíveis;
4. Uso das fontes.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

LARA, Silvia H . Escravidão no Brasil: um balanço historiográfico. LPH. Revista de história, 3, n. 1 (1992). pp.215-44.
____________. Escravidão, cidadania e história do trabalho no Brasil. IN: Projeto História n. 16. (1998).
_______________. Blowin’in the wind: E. P. Thompson e a experiência negra no Brasil. Projeto História n. 12 (1995).
FARIA, Sheila de Castro. A Colônia em Movimento: fortuna e família no cotidiano colonial. RJ: Nova Fronteira, 1998.
MACHADO, Maria Helena P. T. “Em torno da autonomia escrava: uma nova direção para a história social da escravidão” Revista Brasileira de História 16 (1988): 143-160.
MAMIGONIAN, Beatriz. “África no Brasil: mapa de uma área em expansão” Topói 9 (2004): 33-53.
SLENES, Robert. Na senzala, uma flor: esperanças e recordações na formação da família escrava – Brasil Sudeste, século XIX. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
SOARES, Mariza C. Devotos da cor: identidade étnica, religiosidade e escravidão no Rio de Janeiro, século XVIII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
XAVIER, Regina Célia L. A conquista da liberdade: libertos em Campinas na segunda metade do século XIX. Campinas, CMU/UNICAMP, 1996.