HST 5884 – Tópico Especial Cinema e Política na América Latina

NÚMERO DE HORAS-AULA: 72 horas-aula

EMENTA

Discutir a importância estratégica do cinema para a influencia dos Estados Unidos na América Latina, dando ênfase às idéias sociais e políticas de ação e reação à penetração do “jeito americano de viver” no subcontinente durante o século XX.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    Unidade I: Cinema e revolução

  •         Eisenstein no México
  •         O cineclubismo e a abordagem artística do cinema
  •         Umberto Mauro modernismo em Cataguases
  •        A Indústria do Cinema em Buenos Aires: cultura local contra os “espanos” de Hollywood

    Unidade II: Cinema um negócio de Estado

  •         Vargas e a construção de arquétipos nacionais no cinema
  •         A Divisão de Informação do Governo Americano – “Birô” da América Latina

    Unidade III: Populismo e socialismo, ou reação à dominação cultural

  •         De Roma e Paris à América Nuestra
  •         O novo papel do cineclubismo na América Latina
  •         O ICAIC e seu projeto de educação popular
  •         Fernando Solanas e o grupo Cine Liberação

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AMÂNCIO, Tonico. O Brasil dos Gringos. Imagens no cinema. Niterói: Intertexto, 2000.AMENGUAL, Barthélémy. As chaves do cinema. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1977.
BARCELLOS, Jalusa. CPC- Uma história de Paixão e Consciência. Rio de Janeiro: IBAC/MINC-Nova Fronteira, 1994.
BECCO, HorácioJorge. Bibliografia Geral de lãs artes del espetáculo em América Latina. Paris : Unesco, 1977.
BONFIM, Manuel. América Latina: Males de origem. São Paulo: Paz e Terra, 1993.
CHASTEEN, John Charles. América Latina. Uma história de Sangue e fogo. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
DECHANCIE, John. Perón. São Paulo, Editora Nova Cultural, 1987.
FELDEMAN, Simon. La generación del 60. Buenos Aires: INC/Legasa, 1990.
FURHAMMAR, Leif e ISSAKSSON, Folke. Cinema e Política. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1976.
ZEA, Leopoldo. El pensamiento latinoamericano. Barcelona: Ariel Six Barral. 1976.