HST 5868 – TÓPICO ESPECIAL: RELIGIÕES MEDIÚNICAS NO BRASIL

NÚMERO DE HORAS-AULA: 74 horas-aula

EMENTA

Estudo da História das Religiões Mediúnicas no Brasil, enfatizando as múltiplas relações tecidas entre elas e os demais componentes do campo religioso brasileiro.

OBJETIVOS

  •         Possibilitar a compreensão da historicidade das Religiões Mediúnicas e sua inserção no Campo Religioso Brasileiro.
  •         Discutir as relações entre as Religiões Mediúnicas e os principais componentes do Campo Religioso Brasileiro.
  •         Oportunizar situações onde o aluno desenvolva a aplicação dos conhecimentos obtidos na disciplina em sua futura vivência profissional, como docente ou pesquisador.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Religiões Mediúnicas

1.1 Contexto Histórico
1.2 Caracterização do Campo Mediúnico Brasileiro
1.2.1 O Espiritismo
1.2.2 A Umbanda

    2. Religiões Mediúnicas: Historiografia e Ciências Sociais

    3. Religiões Mediúnicas e Campo Religioso Brasileiro

3.1 Religiões Mediúnicas e Religiões Afro-Brasileiras
3.2 Religiões Mediúnicas e Catolicismo
3.3 Religiões Mediúnicas e Religiões Pentecostais

    4. Discurso Religioso, Religiões Mediúnicas e Lutas de Representação

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BASTIDE, Roger. As religiões africanas no Brasil. São Paulo: USP, 1971.
BERGER, Peter. O dossel sagrado. Elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Edições Paulinas, 1985.
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CAMARGO, Cândido Procópio Ferreira de. Kardecismo e Umbanda. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1961.
CONCONE, Maria Helena Villas Boas. Memória e crítica dos envolvimentos políticos e das relações entre a Umbanda e a Igreja Católica. Projeto História. São Paulo, 6(7): 35-57, 1987.
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____________. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
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GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro : Zahar, 1978.
GIUMBELLI, Emerson. O cuidado com os mortos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1997.
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___________. João do Rio: o flâneur e o preconceito. Um olhar sobre o transe mediúnico na capital federal de inícios do século XX. In: MARIN, Jerri Roberto. Religiões, religiosidades e diferenças culturais. Campo Grande, Universidade Católica D. Bosco, 2005.
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VERGER, P. Orixás. São Paulo: Ed. Corrupio, 1997.
WARREN, Donald. A terapia espírita no Rio de Janeiro por volta da 1900. Religião e Sociedade 11(3): 56-83, 1984.

Textos a serem discutidos em aula (previsão inicial, podendo ser acrescentados outros títulos no decorrer do semestre)

-BOUDON, R; BOURRICAUD, F. Religião. In: Dicionário de Sociologia. São Paulo: Ática, 1993.
-DROOGERS, André. A religiosidade mínima brasileira. Religião e Sociedade. 14(2): 62-86, 1987.
-FERRETTI, Sérgio F. Notas sobre o sincretismo religioso no Brasil – modelos, limitações, possibilidades. Tempo. Rio de Janeiro: 7Letras?UFF, (11): 13-26, 2001.
-CAMARGO, Cândido Procópio Ferreira de. Kardecismo e Umbanda. São Paulo: Livraria Pioneira, 1961, (Primeira Parte, capítulos 1 a 4)
-ORTIZ, Renato. A morte branca do feiticeiro negro. Petrópolis: Vozes, 1978. (capítulos 1 e 2)
-STOLL, Sandra Jacqueline Stoll. Espiritismo à brasileira. São Paulo: Editora da USP, 2003.(Capítulos I e II
-ISAIA, Artur Cesar. Ordenar progredindo: a obra dos intelectuais de Umbanda no Brasil da primeira metade do século XX. Anos Noventa. Porto Alegre: UFRS, (11): 97-120, 1999.
___________. João do Rio: o flâneur e o preconceito. Um olhar sobre o transe mediúnico na capital federal de inícios do século XX. In: MARIN, Jerri Roberto. Religiões, religiosidades e diferenças culturais. Campo Grande Universidade Católica D. Bosco, 2005.