História e Filosofia Públicas

1) Resumo do projeto/proposta:

Esse projeto de extensão de História e Filosofia Públicas tem como orientação o diálogo e a construção conjunta com a comunidade não acadêmica de ideias e conceitos inseridos num processo de longa duração, como exclusão, tolerância, globalidades, imagens do outros, demonização do outro, consciência de si, memória, imago mundi e cosmovisões observando a prática da ecologia dos saberes (SANTOS, 2010). Pretendemos abranger um largo espectro temático que compreenda nossas pesquisas, discussões sobre atualidade, as culturas passadas e contemporâneas e o ensino. Através de redes sociais como o Instagram e o Facebook, a plataforma Youtube e outras de podcasts, desenvolveremos estratégias de diálogo e divulgação. O objetivo é estabelecer relações entre o conhecimento produzido na universidade e o público não acadêmico, abrindo o diálogo com professores da rede escolar, jovens e outros interessados para pensarmos juntos sobre outras epistemologias, mundo possíveis, outras formas de aferir e experimentar o conhecimento sobre o mundo, bem como outras cosmovisões/percepções. Pretende-se reproduzir alguns conteúdos escolhidos em outros idiomas, como o espanhol, o inglês e o alemão para expandir as trocas de saberes através da internacionalização de nosso conteúdo. Primando pela transdisciplinaridade, a metodologia será a de transmissão ao vivo (live) e interativa de 50 minutos, quinzenalmente, produção de cards de divulgação, vídeos e podcasts informativos e fomentadores de reflexão, cursos de extensão híbridos (remoto/presencial) e exibição e discussão de filmes (CineMeridianum).

2) Em quais turnos o projeto será realizado:

Os turnos de ação serão adequados à disponibilidade individual e do grupo.

3) Número de vagas:

4 (quatro) – duas vagas para os estudantes do curso diurno e duas vagas para estudantes do curso noturno de História.

4) Cronograma e critérios de seleção:

A seleção será feita no dia 26/03, na sala 03 do corredor dos professores, com a professora Aline Dias da Silveira, às 17h30. Critérios: afinidade com a proposta e atividades desenvolvidas no projeto.

5) Contatos:

aline.d.s@ufsc.br