EED 5331 – Teorias da Educação

NÚMERO DE HORAS-AULA: 72 horas-aula
PRÉ-REQUISITO: Não Há

EMENTA

Conceito de educação: elaborações e práticas em torno da formação moral, intelectual e estética do homem. Conceito de pedagogia: pedagogia da essência e pedagogia da existência  – referências clássicas, modernas e contemporâneas. Pensamento pedagógico brasileiro.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Teorias/matrizes da educação ocidental  –
Fundamentos da tradição e da modernidade pedagógicas

•    Educação: trazer à luz as verdades essenciais ou o exercício da retórica?
•    Do como São Tomás de Aquino respondeu a questão “Se o homem – ou somente Deus – pode ensinar e ser chamado de mestre”.
•    A força ordenadora da “Ratio Studiorum”, o sonho de Comênius de ensinar tudo a todos e o ensaio de Montaigne sobre educação de crianças.
•    Do como Rousseau educou Emílio e o que Kant teve a dizer sobre pedagogia.
•    Herbart e a tradição educativa.
•    DeWey e o enlace entre escola e democracia.
•    O movimento da Educação Nova: promessas e perigos.

Teorias da educação e escolas do pensamento pedagógico brasileiro

•    As classificações: pedagogia tradicional, pedagogia nova, educação popular, pedagogia tecnicista, teorias crítico-reprodutivistas e pedagogia histórico-crítica.
•    Os principais embates.
•    Crise, críticas e tentativas de sínteses.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AQUINO, Tomás de. Sobre o ensino (De Magistro). São Paulo: Martins Fontes, 2001.
ARENDT, Hannah. A crise na educação. In: Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva. 1992.
COMÉNIO, João Amós. Didática Magna. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1985.
CUNHA, Marcos Vinicius da. John Dewey – Uma filosofia para educadores em sala de aula. Petrópolis: Vozes 1998.
DI GIORGIO, Cristiano. Escola Nova.  São Paulo: Ática, 1998.
FRANCA, Leonel. O método pedagógico dos jesuítas. Rio de Janeiro: Agir, 1952.
GHIRALDELLI JR., Paulo. Didática e teorias educacionais. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
JAEGER, Werner. O Protágoras. In: Paidéia – a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. São Paulo: Unimep, 1999.
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública. São Paulo: Loyola, 1985.
MONTAIGNE, Michel de. “Da educação das crianças”. In: Ensaios. São Paulo: Nova Cultural, 1987.
SAVIANI, Demerval. “Tendências e correntes da educação brasileira” In: MENDES, D. T. (coord.) Filosofia da educação brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983.
________________. Escola e democracia. São Paulo: Cortez e AA, 1991.
________________. Pedagogia histórico-crítica – primeiras aproximações. São Paulo: Cortez e AA, 1991.
SUCHODOLSKY, Bogdan. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas. Lisboa: Livros Horizonte, s/d.