EED 5187 – Organização Escolar
DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
CÓDIGO: EED 5187
CARGA HORÁRIA: 72 h.a.
1. EMENTA: O papel social da escola. O direito à educação. A democratização da educação. Currículo e organização da escola. LDB: a organização da educação nacional e níveis e modalidades de ensino. Projeto Político Pedagógico: a gestão democrática da escola. Parâmetros Curriculares Nacionais. Propostas Curriculares estadual e municipal.
2. OBJETIVO GERAL: Refletir sobre a organização escolar, considerando todos os aspectos que envolvem esta ação, a partir de uma contextualização histórica da escola, com foco no desenvolvimento do currículo e no Projeto Político Pedagógico.
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
3.1. Estudar as principais teorias que colocam no centro de seus interesses a estrutura e a organização dos sistemas escolares.
3.2. Analisar os fundamentos das políticas educacionais, suas contradições e seus impactos na organização escolar e no currículo da Educação Básica.
3.3. Discutir a questão do fracasso e da exclusão escolar e a promoção da democratização da educação.
3.4. Discutir a contribuição do projeto político pedagógico para a democratização da escola.
3.5. Analisar as concepções de currículo, tendo como referência diferentes abordagens teóricas.
3.6. Problematizar os processos de elaboração de propostas curriculares e seus impactos na escola.
3.7. Estabelecer uma relação entre o currículo escolar e a construção de identidades.
4. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
Unidade I: Escola e currículo
– Panorama histórico da Educação Brasileira.
– Teorias que norteiam a educação.
– O papel social da escola
– Aportes teóricos sobre currículo.
Unidade II: Sistema nacional de educação
– A Lei das Diretrizes e Bases da Educação (LDB nº 9394/1996).
– Organização do Sistema Nacional de Educação (sistemas de ensino; níveis e modalidades de educação e de ensino).
– Políticas Públicas para a Educação.
Unidade III: Projeto Político Pedagógico
– O papel do Projeto Político Pedagógico na organização escolar.
– Trabalho pedagógico coletivo: conselho de classe, reunião pedagógica, relação escola e comunidade.
– A avaliação como elemento integrante dos processos de organização escolar e de concretização do currículo.
Unidade IV: Os Currículos Oficiais
– Os parâmetros curriculares nacionais: determinantes teóricos e críticos.
– As propostas curriculares estadual e municipal: relação teoria-prática.
Prática como componente curricular: Será apresentada no plano de ensino conforme a especificidade de cada curso.
5. REFERÊNCIAS BÁSICAS:
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6. REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES:
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