HST 5884 – Tópico Especial Cinema e Política na América Latina
NÚMERO DE HORAS-AULA: 72 horas-aula
EMENTA
Discutir a importância estratégica do cinema para a influencia dos Estados Unidos na América Latina, dando ênfase às idéias sociais e políticas de ação e reação à penetração do “jeito americano de viver” no subcontinente durante o século XX.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade I: Cinema e revolução
- Eisenstein no México
- O cineclubismo e a abordagem artística do cinema
- Umberto Mauro modernismo em Cataguases
- A Indústria do Cinema em Buenos Aires: cultura local contra os “espanos” de Hollywood
Unidade II: Cinema um negócio de Estado
- Vargas e a construção de arquétipos nacionais no cinema
- A Divisão de Informação do Governo Americano – “Birô” da América Latina
Unidade III: Populismo e socialismo, ou reação à dominação cultural
- De Roma e Paris à América Nuestra
- O novo papel do cineclubismo na América Latina
- O ICAIC e seu projeto de educação popular
- Fernando Solanas e o grupo Cine Liberação
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
AMÂNCIO, Tonico. O Brasil dos Gringos. Imagens no cinema. Niterói: Intertexto, 2000.AMENGUAL, Barthélémy. As chaves do cinema. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1977.
BARCELLOS, Jalusa. CPC- Uma história de Paixão e Consciência. Rio de Janeiro: IBAC/MINC-Nova Fronteira, 1994.
BECCO, HorácioJorge. Bibliografia Geral de lãs artes del espetáculo em América Latina. Paris : Unesco, 1977.
BONFIM, Manuel. América Latina: Males de origem. São Paulo: Paz e Terra, 1993.
CHASTEEN, John Charles. América Latina. Uma história de Sangue e fogo. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
DECHANCIE, John. Perón. São Paulo, Editora Nova Cultural, 1987.
FELDEMAN, Simon. La generación del 60. Buenos Aires: INC/Legasa, 1990.
FURHAMMAR, Leif e ISSAKSSON, Folke. Cinema e Política. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1976.
ZEA, Leopoldo. El pensamiento latinoamericano. Barcelona: Ariel Six Barral. 1976.