HST 7004 – Laboratório de Ensino de História Indígena

PRÉ-REQUISITO: Não há
VAGAS: 20

EMENTA

Estudo das metodologias e das aplicabilidades do ensino de História indígena em sala de aula, por meio de leituras orientadas, discussão, elaboração e apresentação de atividades propostas, envolvendo a prática e as dificuldades da aplicabilidade dessas metodologias no seu conjunto e/ou isoladamente.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

INTRODUÇÃO À DISCIPLINA DE LABORATÓRIO: ALGUMAS ABORDAGENS

• Cotidiano: realidade e ficção
  • Histórico do ensino da História indígena em sala de aula: quebrando um paradigma

POVOS INDÍGENAS EM SANTA CATARINA

• Os Guarani
  • Os Xokleng
  • Os Kaingáng

APRENDENDO E ENSINANDO

• O indígena e o cotidiano
  • Cultura imaterial
  • Cultura material

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BALDUS, Herbert. Ensaios de etnologia brasileira. 2 ed. São Paulo: Ed. Nacional; Brasília,1979.
BECKER, Ítala Irene Basile. O índio Kaingáng no Rio Grande do Sul. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 1995.
CUNHA, Manuela C. da. História dos Índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras e Secretaria Municipal de Cultura: FAPESP, 1992.
GOMES, Mércio Pereira. Os Índios do Brasil. 2a edição. Petrópolis: Vozes, 1991.
GOULART, Maria do Carmo R. Krieger & FRAGA, Nilson Cesar. Vale dos Índios vale dos Imigrantes. Blumenau, SC: Cultura e Movimento, 2000.
GRUPIONI, Luís Donisete B. (org.). Índios no Brasil. Brasília: Mari, 1994.
LEITE. Arlindo Gilberto de O. (org.). Kaingáng: confrontação cultural e identidade ética. Piracicaba: Ed. Unimep, 1994.
NASCIMENTO, E. S. do. Há vida na história dos outros. Chapecó: Argos, 2001.
NÖTZOLD, Ana Lúcia Vulfe. Nosso vizinho Kaingáng. Florianópolis: Imprensa Universitária da UFSC, 2003.
_________________. (org). O ciclo de vida Kaingáng. Florianópolis: Imprensa Universitária da UFSC, 2004.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Vinte luas. São Paulo: Cia das Letras, 1992.
RIBEIRO, Darcy e MOREIRA NETO, Carlos de A. A fundação do Brasil: testemunhos, 1500 – 1700. Petrópolis: Vozes, 1993.
_____________________. Os Índios e a civilização. A integração das populações indígenas no Brasil moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.
SANTOS, Silvio Coelho dos. Os índios Xokleng: memória visual. Florianópolis: Ed. da UFSC; Ed. da UNIVALI, 1997.
_____________________. Índios e Brancos no Sul do Brasil – a dramática experiência dos Xokleng. Porto Alegre: Movimento; Brasília: Minc/Pró-Memória/INL, 1987.
SILVA, Araci Lopes da e GRUPIONI, Luíz Donisete B. (Orgs.). A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 10 e 20 graus. MEC/ MARI/ UNESCO, 1995.
VIEIRA, Edna Elza. Simbolismo e reelaboração na cultura material dos Xokleng. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2004. Dissertação Mestrado em História.
WEBER, C. e HENRIQUES, K. N. R. Os Kaingang. In: Informe sobre os povos indígenas de Santa Catarina. Florianópolis: Copyflor Ed. 1999.