HST 7603 – História de Santa Catarina

NÚMERO DE HORAS-AULA: 72 horas-aula (12 horas-aula de prática como componente curricular)
PRÉ-REQUISITO: Não há

EMENTA

Estudo da História e da historiografia catarinense e as formas de abordagens didático-pedagógicas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• A historiografia catarinense
  • Santa Catarina: povoamento, território, colonização, identidades
  • Fontes e perspectivas para os estudos históricos em Santa Catarina
  • Temas de pesquisa e ensino de História de Santa Catarina

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BOITEUX, Lucas Alexandre. Notas para a História Catarinense. Florianópolis: Livraria Moderna, 1912.
BRANCHER, Ana e AREND, Sílvia (org.). História de Santa Catarina no século XIX. Florianópolis: Editora da UFSC, 2001.
BRANCHER, Ana e AREND, Sílvia.(org.). História de Santa Catarina nos séculos XVI a XIX. Florianópolis: Editora da UFSC, 2004.
BRANCHER, Ana (org.). História de Santa Catarina: estudos contemporâneos. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 1999.
CABRAL, Oswaldo Rodrigues. História de Santa Catarina. Florianópolis/Rio de Janeiro: Laudes/Sec, 1970.
CABRAL, Oswaldo Rodrigues. Nossa Senhora do Desterro. v.1 Memória e v.2 Notícia. Florianópolis: Lunardelli.
CORREA, Carlos Humberto P. Um Estado entre Duas Repúblicas: a revolução de trinta e a política em Santa Catarina até 1935. Florianópolis: UFSC/LUNARDELLI, 1984.
COSTA, Licurgo. O Continente das Lagens e sua influência no sertão da Terra firme. Florianópolis: FCC Edições, 1982.
DALLABRIDA, Norberto (org.). Mosaico de Escolas: modos de educação em Santa Catarina na Primeira República. Florianópolis: Cidade Futura, 2003.
FAVERI, Marlene de. Memórias de uma (outra) guerra: cotidiano e medo durante a Segunda Guerra em Santa Catarina. Florianópolis: UFSC; Itajaí: Univali, 2004.
FERREIRA, Cristina e FROTSCHER, Méri (org.). Visões do Vale: perspectivas historiográficas recentes. Blumenau: Nova Letra, 2000.
FLORES, Maria Bernardete Ramos. A farra do boi: palavras, sentidos, ficções. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1997.
FLORES, Maria Bernardete Ramos. Oktoberfest: festa, cultura e turismo na estação do Chopp. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 1997.
KLUG, João. Imigração e luteranismo em Santa Catarina: A comunidade alemã de Desterro – Florianópolis. Florianópolis: Papa-livro, 1994.
LEITE, Ilka Boaventura. Negros no Sul do Brasil: invisibilidade e territorialidade. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 1996.
LUZ, Aujor Ávila da. Os Fanáticos: crimes e aberrações da religiosidade dos nossos caboclos. Fpolis: s/ed, 1952.
MACHADO, Paulo Pinheiro. Lideranças do Contestado. Campinas: Unicamp, 2004.
MEIRINHO, Jali. A República em Santa Catarina 1889-1900. Florianópolis: UFSC, 1982.
MORGA, Antônio E. (org.). História das mulheres de Santa Catarina. Florianópolis: Letras Contemporâneas; Chapecó: Argos, 2001.
NECKEL, Roselane. A República em Santa Catarina: modernidade e exclusão (1889-1920). Florianópolis: Ed. UFSC, 2003.
PEDRO, Joana Maria. Mulheres faladas, mulheres honestas: uma questão de classe. Fpolis: UFSC, 1994.
PEDRO, Joana Maria. Nas tramas entre o público e o privado: a imprensa de Desterro no século XIX. Florianópolis: UFSC, 1995.
PIAZZA, Walter Fernando. O escravo numa economia minifundiária. Florianópolis: UDESC; São Paulo: Resenha Universitária. 1975.
RAMPINELLI, Waldir José (org.). História e Poder: A Reprodução das Elites em Santa Catarina. Florianópolis: Insular, 2003.
RENK, Arlene. A luta da erva: um ofício étnico da nação brasileira no oeste catarinense. Chapecó: Grifos, 1997.
SERPA, Élio C. Igreja e Poder. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1997.
SEYFERTH, Giralda.. A colonização alemã no Vale do Itajaí-Mirim. Porto Alegre: Movimento, 1974.
SOUZA, Rogério Luiz de. Uma história inacabada: cem anos do Colégio Catarinense. São Leopoldo: UNISINOS, 2005.
VOLPATO, Terezinha Gascho. A Pirita Humana. Os mineiros de Criciúma. Florianópolis: UFSC/Assembléia Legislativa, 1984.