MEN 7003 – Seminário de Pesquisa em Ensino

NÚMERO DE HORAS-AULA: 72 horas-aula de prática como componente curricular
PRÉ-REQUISITO: Não Há

EMENTA

Características do estado da arte do ensino de História e sua relação com a pesquisa em ensino, os congressos e as publicações específicas da área de ensino, os cursos de pós-graduação em ensino e a metodologia de ensino. O ensino na área de História, seus processos em diferentes espaços educativos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  •         As tendências de pesquisa no ensino
  •         A produção e a socialização das pesquisas sobre o ensino de história
  •         Espaços educativos para o ensino de história
  •         A docência no ensino de história
  •         Currículo e políticas públicas
  •         A didática da História

    BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARROS, J. D’assunção. O projeto de pesquisa em história: da escolha do tema ao quadro teórico. Petrópolis: Vozes, 2005
BESSEGATO, Mauri Luiz. 2. ed. O patrimônio em sala de aula: fragmentos de ações educativas. Porto Alegre: Evangraf, 2004.
BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo: Edusp, Zouk, 2003.
CAIMI, Flávia Eloisa; MACHADO, Ironita A. P.; DIEHL, Astor Antônio (orgs.). O livro didático e o currículo de história em transição. Passo Fundo: Ediupf, 1999.
DALLABRIDA, Norberto (org.). Mosaico de escolas: modos de educação em Santa Catarina na Primeira República. Florianópolis: Cidade Futura, 2003.
DUARTE CÂNDIDO, Manuelina Maria. “Educação patrimonial em variados territórios: relato de uma experiência itinerante”. In: Anais do XXIV Simpósio Nacional de História. São Leopoldo: Unisinos, 2007. (CD-rom).
DUARTE, Ana. Educação patrimonial: guia para professores, educadores, monitores de museus e tempos livres. Lisboa: Texto Editora, 1993.
ENCONTRO de pesquisadores no ensino de História. III, 1997. Anais. Campinas: Gráfica da FE/UNICAMP,        1999.
ENCONTRO de pesquisadores no ensino de História. IV, Ijuí, 1999. Anais. Ijuí: UNIJUÍ, 2000.
FÉLIX, Loiva Otero. História e memória: a problemática da pesquisa. Passo Fundo: EDIUPF, 1998.
MURTA, Stela Maris; ALBANO, Celina (orgs.). Interpretar o patrimônio: um exercício do olhar. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2002.
NETO, José Miguel Arias (org.). Dez anos de pesquisas em ensino de História. Londrina: AtritoArt, 2005.
NÓVOA, Antônio (org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995.
OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; CAINELLI, Marlene R. (orgs.). Anais do VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Natal: UFRN, 2007. (CD-Rom)
PEREIRA, Júnia Sales; SIMAN, Lana Mara de Castro; COSTA, Carina Martins; NASCIMENTO, Silvana Sousa do. Escola e museu, diálogo e práticas. Belo Horizonte: Secretaria do Estado e cultura, Superintendência de Museus, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Cefor, 2007.
REVISTA de Ciência da Educação. Educação e Sociedade. V. 23, n. especial, 2002. (Políticas públicas para educação: olhares diversos sobre o período de 1995 a 2002)
REVISTA de Ciência da Educação. Educação e Sociedade. V. 27, maio/ago/2006. (inclui dossiê: Políticas educacionais e diferenças culturais)
SILVA, Marcos; FONSECA, Selva Guimarães. Ensinar história no século XXI: em busca do tempo entendido. São Paulo: Papirus, 2007.