HST 7302 – História da América Colonial

NÚMERO DE HORAS-AULA: 72 horas-aula (12 horas-aula de prática como componente curricular)
PRÉ-REQUISITO: Não há

EMENTA

Estudo da conquista e colonização da América espanhola e anglo-saxônica e as formas de abordagens didático-pedagógicas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • A conquista da América
  • A colonização, os sistemas de trabalho, o comércio e a economia
  • Culturas e idéias na América anglo-saxônica
  • Culturas e idéias na América hispanófona
  • A desarticulação do sistema colonial
  • As possíveis abordagens didático-pedagógicas

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BERNAND, Carmen & GRUZINSKI, Serge. História do Novo Mundo: da descoberta à conquista, uma experiência européia (14292-1550). São Paulo: EDUSP, 1997.
BETHELL, Leslie (org.). História da América Latina. São Paulo/Brasília: EDUSP/Fundação Alexandre de Gusmão, vols. 1 e 2, 1999.
DEL PRIORE, Mary. Esquecidos por Deus: monstros no mundo europeu e ibero-americano (séculos XVI-XVIII). São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
FREITAS NETO, José Alves de. Bartolomé de Las Casas: a narrativa trágica, o amor cristão e a memória americana. São Paulo: Annablume, 2003.
GERBI, Antonello. O Novo Mundo: história de uma polêmica (1750-1900). São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
GRUZINSKI, Serge. A colonização do Imaginário: sociedades indígenas e ocidentalização no México espanhol, séculos XVI-XVIII. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
GRUZINSKI, Serge. O pensamento mestiço. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Visão do Paraíso: motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil. 5.ed. São Paulo: Brasiliense, 1992.
LEONARD, Irving. Los libros del conquistador. México: Fondo de Cultura Económica, 1979.
MILLER, William. Nueva história de los Estados Unidos. Buenos Aires: Nova, 1961.
MOYANO PAHISSA, Angela et alii. EUA: documentos de su historia y sintesis de su historia. México: Aliança Editorial, Instituto Mora, 9 vols., 1988.
NOVAES, Adauto (org.) A descoberta do homem e do Mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
NOVAES, Adauto (org.). A outra margem do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
PARKES, Henry Bamford. The American experience. New York: Alfred A. Knoph, 1995.
PIZARRO, Ana (org.). América Latina: Palavra, Literatura e Cultura. São Paulo/Campinas: Memorial da América Latina/Ed. Unicamp, vols. 1 e 2, 1994.
REMOND, René. História dos Estados Unidos. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
ROMERO, José Luís. América Latina: as cidades e as idéias. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2004.
SCHWARCZ, Lilia & QUEIROZ, Renato (orgs.). Raça e diversidade. São Paulo: EDUSP, 1996.
THEODORO, Janice. América Barroca: temas e variações. São Paulo/Rio de Janeiro: EDUSP/Nova Fronteira, 1992.
TODOROV, Tzvetan. A conquista da América: a questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
WACHTEL, Nathan. La vision des vaincus: des indiens du Pérou devant la conquête espagnole. Paris: Gallimard, 1971.