Livro “O menino que vê o mundo” do professor Waldir José Rampinelli é premiado pela Academia Catarinense de Letras

03/12/2019 18:18

A Academia Catarinense de Letras anunciou a relação dos autores premiados em 2019 nas categorias Ensaio, História, Romance, Conto, Crônica, Poesia e Conjunto da Obra. O professor do departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Waldir José Rampinelli, consagrou-se na categoria Crônica com a obra O menino que vê o mundo: confidências sobre os imigrantes italianos.

“Fico contente porque, escrito a partir de fatos reais, romanceando os detalhes, trabalho na perspectiva benjaminiana. Lembrar o que tantos ocultaram; recordar o que tantos esqueceram; mostrar o que tantos não viram; denunciar o que tantos calaram. Este é o oficio do historiador e de todo aquele que luta por um mundo no qual termine de vez todo tipo de exploração; ou seja, onde ninguém se enriqueça com o sangue e o suor dos outros”, comemorou o autor.

O prêmio será entregue em sessão solene na sede da Academia, na Casa José Boiteux, situada na Avenida Hercílio Luz, nº 523, no Centro de Florianópolis. O evento está agendado para a próxima quinta-feira, dia 12 de dezembro, a partir das 19h.

O menino que vê o mundo… é um livro do gênero ficção-literária que aborda a relação de poder em uma cidade de imigrantes italianos, nas décadas de 1950/1960. A obra narra a relação dos imigrantes europeus que vieram para o Brasil com povos locais como os indígenas, os negros e os “baiecos” (aqueles que não têm etnia italiana e de sobrenome genuinamente brasileiro).

Rampinelli é mestre em Estudos Latino-Americanos pela Universidade Nacional Autônoma do México e doutor em Ciências Sociais e Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SC). É membro dos conselhos editoriais da Coleção Pátria Grande – Biblioteca do Pensamento Crítico Latino-Americano – e da Coleção Pensadores da Pátria Grande, ambas da Editora Insular.

O professor da UFSC é autor dos livros Evangelho e Manifesto – na religião e na política (Editora Insular, 4ª ed., 2018); O que a mídia esconde – crônicas na Rádio Onda Jovem (Editora Insular, 2ª ed., 2016); As duas faces da moeda – as contribuições de JK e Gilberto Freyre ao colonialismo português (Editora UFSC, 2004).

O menino que vê o mundo: confidências sobre os imigrantes italianos
Autor:
Waldir José Rampinelli