XIV SEMANA ESTUDANTIL DE HISTÓRIA

04/05/2018 16:27

Apresentamos a XIV Semana Estudantil de História com o tema “ESCRAVIDÃO, TRABALHO E CULTURAS DE RESISTÊNCIA: A NECESSIDADE DOS ESTUDOS HISTÓRICOS”.

Convidamos toda a comunidade acadêmica a participar da XIV Semana Estudantil de História, esse ano com enfoque na temática das relações étnico-raciais, perpassando as categorias de gênero, raça e classe. Através de mesas e palestras, discutiremos durante cinco dias de evento a escravidão no Brasil, as suas consequências nos dias atuais, as relações de trabalho pós-escravidão, as culturas de resistência que perduram até hoje e o genocídio das populações negras e indígenas no nosso país.

O tema foi pensado para a Semana Estudantil como forma de propiciar à graduação em História da UFSC, e interessados, discussões sobre a desigualdade social no Brasil e no mundo, suas causas e suas consequências. Mais do que isso, proporcionar a todos nós estudantes, futuros professores e professoras, fundamentação teórico-metodológica para a discussão de gênero, raça e classe; a discussão sobre o genocídio das populações negra e indígena; o debate acerca da problemática racista à nível estrutural, e sua relação com a totalidade da sociedade. Enquanto futuras educadoras e educadores do Brasil, devemos ter o maior acúmulo possível sobre esse assunto e pensamos que através desta semana o debate terá início de uma forma saudável e intensa.

Aqui estão as inscrições para a Semana! Não esqueçam que só poderemos fornecer certificados para os inscritos. ;)

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScCu_z7oAOUKrrF9QorJwe58j_nn4b7IACXClEeYtB6Ftgz3w/viewform